Muitos de nós achamos que a massagem é apenas eficiente nos casos de relaxamentos, dores no pescoço, nos ombros e na cabeça. Mas a massagem terapêutica pode trazer uma série de outros benefícios para muitas condições e males, que muitos iriam se surpreender.
Massagem para Depressão e Ansiedade.
Depressão é uma condição psicológica e psiquiátrica que altera o humor e as emoções do acometido.
Entre os principais sintomas, podem ser destacados: a ansiedade, sentimentos de medo e tristeza, falta de esperança e vontade para executar mesmo a tarefas mais simples, perda de apetite, dificuldade de concentração, cansaço e fadigas recorrentes, assim como, em casos mais graves, dores e pensamentos suicidas.
Estudos e pesquisas recentes têm demostrado que a massagem terapêutica pode alterar o humor e reduzir a ansiedade, mesmo em pacientes que possuem dores crônicas, enxaquecas tensionais e estresse muito elevado.
Aliada à massagem, tratamentos complementares também são bem vindos, tais como exercícios físicos, meditação e psicoterapia.
Sabe-se que a massagem pode atuar reduzindo a quantidade de cortisol lançado pelo organismo, enquanto aumenta os níveis de serotonina e dopamina, ambos hormônios que atuam no humor, estabilizando-o.
Massagem para dores de cabeça e enxaquecas tensionais.
Dores de cabeça e enxaquecas tensionais são as condições caracterizadas por dores constantes e prolongadas ocasionadas por tesões e ansiedade.
Algumas das causas dessas dores podem ser: contrações prolongadas do pescoço, dos músculos do rosto, travamento da mandíbula e outros.
A massagem atua de forma a reduzir o estresse e a ansiedade, o que acarreta no alívio das tensões nervosas que, por sua vez, causam as dores crônicas.
Além disso, a massagem também aumenta os níveis de serotonina, tornando o paciente mais calmo, menos estressado e com sono mais proveitoso, aliviando as enxaquecas e quadros de dores crônicas nervosas.
Massagem para aliviar torcicolos.
Geralmente o torcicolo é ocasionado por acidentes de carro ou proveniente da rápida e repentina movimentação do pescoço, enrijecendo toda a musculatura e ligamentos do pescoço.
Além de trazer mais relaxamento, a massagem também acelera a circulação sanguínea em nossos organismos, permitindo que mais oxigênio, nutrientes e substâncias curativas sejam distribuídos aos locais afetados, agilizando todo o processo de cura.
Além disso, massagens específicas ajudam a relaxar a musculatura afetada, amenizando as dores e o trauma da lesão.
Massagem para diabetes.
Diabetes é uma condição, mais especificamente uma doença, que impede a produção de insulina pelo pâncreas. Apesar de que cada tipo de diabetes tenha seus sintomas específicos, os sintomas comuns de qualquer tipo de diabetes incluem: sede excessiva, urinas frequentes, problemas de visão, nos rins, no coração, nos vasos sanguíneos e outros.
Além do efeito relaxante da massagem para pacientes com diabetes, como as melhorias na circulação sanguínea, também há uma melhora na captação de insulina pelas células, facilitando o processamento da glicose em nível celular.
A massagem também tem um importante efeito miofacial, melhorando a mobilidade e flexibilidade das juntas e articulações, reduzindo sua rigidez, traduzindo-se em mais conforto para o paciente.
Massagem para lesões musculares.
As lesões musculares são frequentemente obtidas com estresse muscular, proveniente de excesso de atividade física.
A massagem consegue reduzir os espasmos musculares, aumentar a circulação e eliminar o excesso de ácido lático e outras toxinas dos músculos.
Assim a recuperação muscular é muito mais célere, com menos dor e menos traumatizante.
Os principais tipos de massagens utilizadas nestes casos são: massagem dos tecidos profundos e massagens neuromusculares.
A massagem, nas suas mais variadas modalidades, podem ser utilizadas com segurança para tratar uma enorme variedade de condições e quadros médicos emocionais e físicos.
Assim, se você ainda não frequenta com regularidade sessões de massagem, considere a hipótese de experimentar e acrescentar em sua rotina uma modalidade de massagem terapêutica, como uma alternativa complementar para intensificar os resultados de outros tratamentos já em andamento, trazendo novamente o estado de bem estar e boa saúde a sua vida.
Compartilhe este conteúdo!
Sofro de dores de cabeça e enxaquecas com muita frequência e foi na massagem que encontrei um grande alívio. No meu caso eram dores tensionais, pois sou uma pessoa muito nervosa e ansiosa.
Agora faço massagem pelo menos quinzenalmente e me sinto muito mais relaxada. Mas também acrescentei outras atividades na minha vida como exercícios físicos e meditação.
A próxima etapa agora é fazer Yoga, mas está difícil conciliar com a agenda de trabalho.
A massagem fez muitos milagres na minha vida. Sou portador de diabetes, do tipo I, e sempre tive dificuldades de locomoção e sensibilidade. A partir de 2017, comecei um tratamento intensivo de massagem e comecei a notar uma significativa mudança e melhora nas minhas habilidades motoras.
Considero um milagre. Algo tão simples como um conjunto ordenado de toques e movimentos traz tantos benefícios! Agora posso dizer que sou um adepto inveterado da massagem e também um divulgador incansável! Obrigado pelo espaço cedido e informações disponibilizadas.