No mercado existem muitas pessoas precisando e/ou desejando receber uma bela massagem profissional. E muitas delas precisam de massagens regulares com uma boa frequência para resolver ou reduzir seus problemas de saúde.
Mas, então, como localizar essas pessoas ou fazer com que elas venham até você, massagista, e contratá-lo para sessões regulares de massagem?
Algumas clínicas e franquias de massagem têm suas agendas lotadas, enquanto muitos outros massagistas autônomos e independentes, dificilmente, conseguem preencher suas agendas com as sessões de massagem e clientes necessários.
Será que o motivo desta discrepância está no valor cobrado? Pelas nossas análises, a resposta é não. Os valores são praticamente os mesmos, mas então por que franquias absorvem a maior parcela do mercado?
A resposta está no marketing. Além disso, muitos massagistas autônomos não possuem as mesmas opções de agendamento de um clínica, o que dificulta sua contratação.
Outro fator é falta de meios e formas em se localizar um massagista autônomo. É muito mais fácil localizar uma clínica, principalmente um franquia reconhecida, pelo nome comercial.
Sendo assim, a pergunta que fica é: como você, massagista independente, conseguirá atrair clientes, sem uma clínica ou uma franquia?
Primeiramente você deverá identificar o seus clientes. Quem são seus clientes potenciais específicos? O que eles desejam com uma massagem? Quem são os clientes que gostariam de tê-lo como massagista, diante de suas qualificações e especializações?
Identificados esses clientes, você já tem o seu público alvo. Público alvo são clientes que possuem características similares, como por exemplo pessoas que necessitam de massagens por causa de suas condições de saúde, tais como: estresse, dores de cabeça, fibromialgia, etc.
Seu público alvo deve também ter objetivos parecidos quanto às massagens oferecidas por ti, como: melhorar a saúde e o bem-estar geral, aumentar a capacidade e performance atlética, eliminar dores, melhorar a qualidade do sono, etc.
Quanto melhor segmentado seu público alvo, mais fácil será atingi-lo a contento e obter bons resultados. Afinal, não adianta almejar alcançar todos, pois os esforços serão desperdiçados.
O propósito de se escolher um público alvo mais específico, direcionado e delimitado é que além de tornar o seu trabalho com marketing menos dispendioso e mais eficaz, você também se beneficiará, trabalhando para clientes que procuram exatamente o seu perfil e modo de trabalho.
A chave do sucesso em marketing deste ramo de massagem é delimitar da melhor forma possível onde você quer atuar e com que público alvo bem específico, para o qual deverá direcionar seus trabalhos de marketing de nicho.
Além disto, massagem é um trabalho extremamente intimista. Você deverá escolher e “atacar” o perfil de cliente com o qual você deseja trabalhar. Isto não significa limitar a sua área de atuação, mas sim direcionar suas energias para depois expandi-la com estratégia.
Para escolher seu nicho de atuação e, consequentemente, seu público alvo, procure responder de maneira sincera a maioria das perguntas abaixo.
1- Com que tipo de clientes você gostaria de trabalhar?
2- Quais as pessoas gostaria de contratar os seus serviços de massagem?
3- Quais as principais qualidades e diferenciais do seu trabalho que você poderia oferecer?
4- Em que tipo de ambiente você gostaria de trabalhar?
5- Que tipos de massagem você tem mais familiaridade e quais as pessoas que precisam recebê-los?
6- Onde estão as pessoas que precisam de seus serviços? Em hospitais, academias, clubes?
7- Quais as características você considera importante em seus clientes?
Depois de identificar o seu público alvo, respondendo ao questionário acima, será necessária a criação de uma estratégia de comunicação para alcançar essas pessoas.
Uma das formas de chamar a atenção deste público é criar conteúdo de valor que traga benefícios para seus potenciais clientes, de forma a criar uma comunicação em que estes futuros clientes reconheçam o seu valor e que estão sendo, de fato, compreendidos quanto às suas necessidades.
Assim, apesar de sabermos que todos possam se beneficiar da massagem, seus público alvo deve se sentir atraído com sua comunicação e entender que o que eles buscam é exatamente aquilo que você oferece.
Seus potenciais clientes não querem apenas descrições técnicas sobre modalidades de massagem, também querem saber com seus serviços de massagem podem lhes beneficiar, seja melhorando sua saúde ou bem-estar.
Enfatize os seus diferenciais, e como seus serviços podem solucionar os problemas de seus clientes e pacientes. Detalhe suas vantagens e como o cliente ficará após suas sessões de massagem.
Você deve mencionar as características e detalhes das técnicas das suas massagens, mas tente também abordar de forma mais descritiva possível os benefícios que a sua massagem pode trazer para a vida do cliente.
Falar sobre os benefícios costuma ser muito mais interessante e tentador do que mencionar técnicas, modalidades e procedimentos de massagem.
O cliente quer entender o que terá como contraprestação ao contratar seus serviços. Ele quer saber por que deve escolhê-lo, o que você tem a oferecer a mais como benefícios.
Outro importante detalhe é estar sempre bem atualizado com as últimas técnicas de massagem. Para isso que tal fazer um curso com baixíssimo investimento e alto retorno? Então clique aqui conheça esse curso especialmente desenvolvido para que você possa se destacar ainda mais e conquistar muito mais clientes!
Compartilhe este conteúdo!
Ótimo artigo!
Tenho muita dificuldade em segmentar meu público alvo e, como massagista, nunca tive essas informações nos cursos que frequentei.
Realmente precisamos nos preparar também em outras áreas, como o marketing, e obter conhecimentos valiosos que podem ajudar na nossa sobrevivência no mercado.
E o texto atacou exatamente como selecionar melhor os clientes potenciais e não a ficar atacando para todos os lados, como a maioria costuma fazer.
Outro fator que costuma dar muito certo é também delimitar as modalidades de massagem a atuar. Fica mais fácil se tornar uma referência no mercado assim, ao invés de disponibilizar para os clientes uma quantidade muito grande de opções para o mesmo profissional.
Excelente, ótimo conteúdo este texto.
Sou massagista profissional desde 1998 e, desde essa época, tenho implementado diversas técnicas diferenciadas para poder atrair cada vez mais clientes para a minha clínica.
No começo fazia muita propaganda em revistinhas de bairro, jornais e panfletos. Mas a conversão deste tipo de mídia é muito baixa, justamente porque você está atirando para todos os lados.
No começo traz algum resultado, pode ser bom para que as pessoas saibam que você existe e para criar sua marca.
Mas, posteriormente, os resultados começam a cair e é necessário atingir o público realmente interessado em seus serviços. Para isso, tive que usar outras estratégias, como segmentar meu público, localizá-lo e atraí-lo para minha clínica.
Há muitas formas de fazer isso. Uma boa dica é fazer parcerias com clinicas médicas do seu bairro e região. As pessoas com problemas de saúde estão lá e, certamente, precisarão de uma massagem de vez em quando.
Mas antes de fazer a parceria é necessário criar confiança, fazer amizades e ter um bom relacionamento com todos os consultórios e centros médicos do bairro. É um processo demorado, mas vale muito a pena no médio e longo prazo.
Você acabará segmentando bem seu nicho de atuação, e por seu público ser mais qualificado, as conversões são bem maiores e isso se reflete em menores investimentos com propaganda e marketing.
Ivanete Oliveira
Massoterapeuta desde 2010, porem, poucos clientes porque “atirava” para todos os lados.
Não sabia dessa estratégia importante.
Ótimo conteúdo esse. Temos mesmo que escolher o público alvo e falar dos beneficios…..
Gostei ,Parabéns, eu precisava disso.
Muito interessante este artigo!
Incrível este artigo!! Agora entendo por que tenho tão poucos clientes. Obrigada pelo conteúdo e me fazer entender onde eu estava errando. Adorei o blog!! Muito conteúdo maravilhoso.
Ótimo artigo é bem funcional para nós massoterapeuta autônomo
Excelente artigo, me ajudou muuuito.
Obrigada =)
Sou massoterapeuta.
E ameii essas dicas .
Sempre Trabalhei em clínicas .
Agora estou querendo abrir meu próprio negócio.
Excelente artigo