Começando com o mesmo jargão costumeiro do blog, apesar de muitos ainda associarem a massagem a terapias que envolvem apenas o relaxamento e alívio de tensões, a massagem também pode ser uma importante terapia alternativa complementar para o alívio dos sintomas de portadores de Esclerose Múltipla.
Mas afinal de contas, o que é Esclerose Múltipla?
Esclerose múltipla é uma doença degenerativa do sistema nervoso central, auto imune, que destrói uma estrutura celular específica denominada Bainha de Mielina. Ou seja, é uma doença desmielinizante e irreversível.
Com a destruição da Bainha de Mielina, as transmissões nervosas que trafegam entre um neurônio e outro são prejudicadas. A função primária destas estruturas é justamente acelerar a velocidade de condução dos impulsos nervosos.
Uma vez que essa velocidade é comprometida, muitos problemas secundários surgem, causando prejuízos em diversas funções cerebrais tais como: cognição afetada, movimentos reduzidos e sensações perturbadas.
Outros sintomas também são presenciados e relatados por pacientes com Escleros Múltipla, tais como perda da coordenação motora, aumento da rigidez e dos espasmos musculares nas mãos e nos pés, além de dificuldades em executar tarefas simples e rotineiras.
E como a massagem pode ajudar a aliviar todos esses sintomas da Esclerose Múltipla?
A massagem, por sua natureza, já estimula um relaxamento e uma tranquilidade adicional aos seus praticantes, trazendo uma qualidade de vida superior, com muito menos estresse e ansiedade.
Além disso uma massagem bem direcionada também atenua os espasmos e a rigidez musculares, tornando o paciente muito mais flexível e apto a se locomover melhor, aumentando a flexibilidade dos músculos e das articulações.
Também podemos citar uma série de outros benefícios para portadores de EM (Esclerose Múltipla), tais como a redução das dores provenientes das tensões musculares e melhoria dos episódios de dores crônicas, como as enxaquecas.
A Massagem Sueca é a terapia mais indicada nos casos de Esclerose Múltipla, pois trabalha basicamente com toques leves, suaves e gentis por vastas áreas do corpo, corroborando para o aumento da circulação sanguínea.
Melhorias no sistema circulatório, por sua vez, promovem uma recuperação muscular mais acentuada e eficiente, aumentando o tônus muscular e reduzindo os espasmos frequentes.
Tais benefícios permitem um relaxamento mais amplo, que imediatamente faz com que as dores e os desconfortos sejam mitigados, atenuando também o estresse.
Apesar dos incríveis benefícios da massagem para pacientes com Esclerose Múltipla, nos estágios iniciais da doença é que são aconselhadas as aplicações das técnicas de massagem com maior frequência e intensidade, pois nos estágios mais avançados os músculos tornam-se muito rígidos, com menores chances de reversão do quadro.
Entretanto, antes de iniciar qualquer tratamento complementar para Esclerose Múltipla, como massagens e outras terapias, o médico especialista deverá ser consultado para que, juntamente com o profissional terapeuta, possa elaborar um plano de tratamento adequado, relatando todas as indicações e contraindicações necessárias.
Outra recomendação prudente é sempre pesquisar e localizar profissionais massagistas qualificados e realmente especializados em atender pacientes com esta condição.
Dificilmente será encontrado, no mercado, um massagista exclusivamente especializado em casos de Esclerose Múltipla, porém, com a experiência, muitos profissionais podem atuar com uma terapia diferenciada e direcionada para este caso.
Geralmente um bom profissional massagista, especializado em Massagem Sueca, poderá ajudar pacientes com Esclerose Múltipla e fornecer sessões de massagem balanceadas e personalizadas, de acordo com as necessidades especiais de cada um.
Compartilhe este conteúdo!
Que matéria incrível! Ótima notícia… Com certeza vou procurar um massagista experiente em massagem sueca para tentar amenizar a dores que minha mãe sente na musculatura.
Ela ainda está no começo da doença, quero que ela tenha o melhor tratamento e os melhores cuidados que eu puder dar. E sei que a massagem irá ajudá-la nessa jornada. Acredito muito no poder do toque!!
Faz todo o sentido do mundo… a massagem alivia a rigidez, então só poderia ser boa para EM. Estive, uma vez, em um consultório e o médico me disse que não havia até então pesquisas que comprovassem a eficácia da massagem nos casos de esclerose múltipla. Mas o caso não é que a massagem vai curar a doença, apenas atua nos sintomas, mas amenizando as dores e rigidez muscular já ajuda muito no prosseguimento da vida com esta condição tão debilitante. Muito bons os argumentos do textos e, em nenhum momento, disse que a massagem cura a doença, apenas atuando nos problemas gerados por ela.
Oi Clarisse, sou massoterapeuta ha mais de 10 anos. Amo muito o quefaço e tenho sempre me especializado em varios tipos de massagens. Acredito muito na eficacia de uma boa massagem…
Vc vai ter bons resultados auxialiando sua mãe com a massagem relaxante.
Excelente artigo, muito bem detalhado! vou divulgar.