Desvendando a Massagem Terapêutica dos Pontos de Gatilho

massagem dos pontos de gatilho

Antes de desvendarmos completamente a massagem terapêutica dos pontos de gatilho, iremos explicar o que são os pontos de gatilho em nossos corpos.

Os pontos de gatilhos são pequenos nós, ou regiões de tensão concentrados em uma pequena área, tornando a musculatura ou os tecidos extremamente tensionados.

De forma técnica, os pontos de gatilho são estruturas nodulares encontradas internamente aos músculos, muito sensíveis e irritados, originários principalmente dos casos de contraturas musculares.

A boa notícia é que estes pontos de gatilho não são, em sua essência, lesões musculares propriamente ditas. São nódulos hipersensíveis e dolorosos que podem ser tratados e eliminados com técnicas corretas de massagem para o relaxamento da área afetada.

E quais são as principais causas dos pontos de gatilho? Como eles ocorrem?

Entre os principais causadores, podemos citar a má postura, excesso de atividade física, falta de vitamina B1, estresse emocional, movimentos bruscos e repetitivos, além de problemas circulatórios preexistentes.

A identificação dos pontos de gatilhos existentes também é fundamental para a correta aplicação da massagem terapêutica direcionada.

E, geralmente, além das queixas dos pacientes, a palpação também é necessária para a adequada identificação do ponto específico, geralmente com uma pequena elevação na pele identificada a partir do deslizamento dos dedos.

Sabendo disto, o que é massagem terapêutica dos pontos de gatilho?

É uma modalidade de massagem, aliás a que mais vem crescendo dentro das técnicas empregadas na massagem, sendo utilizada inclusive por médicos e quiropráticos para aliviar as fortes dores musculares em seus pacientes.

A massagem dos pontos de gatilho tem por objetivo focar sua atuação em pequenas regiões específicas do corpo, como pontos das mãos, ao invés de atuar em vastas e extensas áreas como a massagem sueca ou a relaxante.

A intenção é utilizar as pontas dos dedos dos massagistas, aplicando a pressão correta em pequenas regiões afetadas (que são os pontos de gatilho), desbloqueando as tensões e os nós nos músculos da contratura.

Mas antes de iniciar o procedimento, o paciente, o massagista ou o terapeuta profissional devem se reunir e conversar sobre o problema a ser enfrentado, juntamente com a realização de alguns exames para o diagnóstico correto.

Durante a massagem, a interação entre o paciente e o profissional também é fundamental para que este último saiba que pressão aplicar, a partir do feedback relatado pelo paciente.

Devemos ter em mente que a massagem terapêutica dos pontos de gatilho não tem a função de aliviar o estresse e promover o relaxamento. E que em alguns momentos do procedimento, o paciente poderá, até mesmo, sentir alguns desconfortos com a manipulação destes gatilhos.

Entretanto, dores acentuadas durante a massagem é um indicativo de que os toques não estão sendo bem executados, com pressão excessivas, e, como tal, o massagista deve ser informado pelo paciente a respeito.

E quais os reais benefícios desta modalidade de massagem dos pontos de gatilho?

O benefícios são muitos extensos, considerando-se um tratamento que visa apenas pontos específicos do corpo, como inflamações.

E entre os principais benefícios podemos incluir: aumento da flexibilidade, redução das dores crônicas provenientes de contraturas musculares, ampliação dos movimentos, redução das dores de cabeças e enxaquecas (dores crônicas), além do melhoria do tempo de recuperação em pós treinos, aprimoramento da circulação sanguínea e do sistema linfático.

Após a realização da massagem, alguns pacientes podem relatar um pouco de desconforto e dores nos locais tocados. Estes efeitos são bastante comuns e persistem por apenas um ou dois dias, e apenas nas primeiras sessões.

Aquecer os locais massageados com toalhas aquecidas e bolsas térmicas podem ajudar na recuperação e no alívio dos efeitos colaterais indesejados.

Mas apesar destes efeitos, algumas reações bem vidas também são obtidas como a melhoria na qualidade do sono, já que o corpo estará livre dos nós de tensões e com os pontos de gatilhos menos afetados.

Também é recomendada o aumento na ingestão de líquidos após os procedimentos, ajudando o organismo na eliminação das toxinas removidas com a massagem.

A massagem dos pontos de gatilho ainda tem uma grande caminho a ser percorrido. Podemos constatar em nossas experiências que muitos profissionais ainda desconhecem esta técnica, pois o diagnóstico do problema nem sempre é determinado.

Mesmo assim, com a prática e a inovação tecnológica aplicada, também, nos consultórios dos terapeutas massagistas, já conseguimos avaliar uma série de problemas e queixas que poderiam ser contornadas com a implementação de um plano de tratamento elaborado com a massagem dos pontos de gatilhos afetados.

Compartilhe este conteúdo!

3 Comments

  1. Aqui no Brasil, a massagem dos pontos de gatilhos é muito pouco conhecida e até mesmo desacreditada pela medicina do país. Em outros países, como nos EUA, é extremamente utilizada em casos de dores severas, quando identificamos que trata-se de sérias contraturas musculares ou, até mesmo, dores recorrentes musculares que persistem com o tempo e não aliviam com medicamentos ordinários.
    Também vejo que trata-se de uma modalidade de massagem pouco difundida e explorada, mas com uma enorme capacidade latente. Espero que seja melhor estudada daqui pra frente e que a experiência também seja avaliada, só assim entenderemos melhor o quão benéfica a massagem dos pontos de gatilho pode ser.

  2. Confesso que não conhecia esse tipo de massagem. Parece ser bem parecido, ou pelo menos lembra a massagem shiatsu, que trabalha com os meridianos, como zonas de gatilhos de regiões diversas que, quando tocadas, acionam outros órgãos. Muito interessante! Voltarei aqui outras vezes esperando mais informações sobre esta técnica. Gostei demais.

  3. Me lembrou muito a massagem Do-in que eu fazia quando estava na faculdade, nos áureos anos 80. O massagista apertava alguns pontos que refletiam em outros. Muitas dores de cabeça que tive foram aliviadas com essa massagem. Quando estiver a oportunidade vou procurar um massagista para aplicar essa massagem dos gatilhos em mim, agora mais velho, estou precisando de muita!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *