Independentemente se você é ou não um atleta amador ou profissional, em algum momento de sua vida você terá alguma inflamação de algum músculo.
Geralmente a inflamação decorre de alguma lesão muscular proveniente de esforços repetitivos, sem a correta execução ou descanso inapropriado.
Outros tipos de inflamação como a asma ou artrite reumatoide são também processos inflamatórios bastante comuns e apresentam quadros de crises muito intensos.
Mas a boa notícia para todos aqueles que sofrem com essas condições médicas é que a massagem terapêutica, bem administrada e corretamente aplicada, pode reduzir significativamente as dores e fornecer um considerável alívio nos sintomas e melhor qualidade de vida.
Por si só, a inflamação não é uma má situação ou um problema. É uma forma de o corpo se auto curar, depois de alguma lesão ocorrida, indicando que o processo de reparação dos danos é efetivo e que está funcionando corretamente.
O problema é que processos inflamatórios são muito doloridos e trazem uma série de desconfortos e limitações àqueles que os possuem, o que pode se tornar um grande problema, já que prejudica toda a rotina e execução de tarefas simples e necessárias no dia a dia.
Em casos menores e mais simples, a massagem, por exemplo, após uma jornada intensa de exercícios, pode moderar alguns processos inflamatórios provenientes da reparação de leves lesões musculares que já estão em andamento.
Sendo assim, nestas situações, a massagem pode assumir um papel muito importante, já que reduz o processo inflamatório dos músculos esqueléticos, provenientes das micro lesões.
A massagem direcionada, nestes casos, funciona exatamente como alguns medicamentos anti inflamatórios, conforme revelados em alguns estudos, em nível celular.
Essa cura e mitigação dos efeitos da inflamação, com a aplicação da massagem, ocorre, pois esta acentua a circulação sanguínea, nutrindo melhor as células e levando mais oxigênio para todo o corpo.
Outra consequência conhecida da massagem é que ela reduz a ansiedade e o estresse, que são agentes catalisadores das inflamações. Reduzindo o estresse, automaticamente, os processos inflamatórios tornam-se mais brandos e menos doloridos.
A massagem também intensifica e auxilia o sistema linfático. Assim, todas as toxinas e impurezas são melhores removidas das células, ajudando na recuperação de inflamações e dores crônicas.
Além da massagem, a ingestão de alimentos ricos em ômega 3 também é extremamente recomendado para que tem algum quadro crônico com processos inflamatórios em evolução.
Comer mais frutas, legumes e verduras também auxilia o controle de inflamações e, integrados com um plano de tratamento com massagem, irão trazer benefícios surpreendentes, aliviando as dores e reduzindo os demais efeitos da inflamação.
Ervas com a salsinha também são ótimos medicamentos para processos inflamatórios dolorosos.
Você poderá juntamente com a massagem, realizar a ingestão de frutas, legumes e verduras, temperar suas refeições com ervas medicinais como a salsinha e, assim, terá um exército de combatentes, prontos para atacar e aliviar quadros inflamatórios crônicos, agilizando todo o processo de cura.
Procure acrescentar a massagem em sua rotina. Principalmente se você é esportista e/ou se machuca com maior frequência. Você sentirá não somente os benefícios da massagem no alívio de dores e inflamações, como ficará muito menos ansioso e mais relaxado, corroborando para melhor recuperação física e mental pós-treino.
Compartilhe este conteúdo!
Nesses últimos anos eu tive muitas inflamações por causa da minha artrite. Tem sido muito difícil aguentar as dores e suportar as limitações. Mas estou confiante que conseguirei amenizar o sofrimento com a massagem. Na próxima semana começarei meu tratamento com massagem e assim que eu começar a sentir os resultados postarei aqui minhas opiniões. As dicas deste blog são muito valiosas!
Meus sintomas da tendinite melhoram muito com massagens. Tinha sérias inflamações e dores muito fortes, que me impossibilitavam de trabalhar e viver normalmente. Agradeço muito ao meu massagista e também ao meu médico por indicar outras formas de tratamento, além do tradicional.
A massagem pode ser milagrosa!!